Qual é a Função da Fibra Óptica na Subestação?

Qualitrol Neoptix Fiber optcs in a substation

Os Benefícios da Fibra

As subestações contêm ativos críticos para transformar, comutar e distribuir energia pela rede. Estes ativos são monitorados, controlados e protegidos por um conjunto complexo de dispositivos, para garantir uma operação segura e eficiente da rede. Os produtos usados nessas aplicações devem ser capazes de resistir aos ambientes severos da subestação, incluindo temperaturas extremas, altos níveis de interferência eletromagnética, flutuações de energia e, em alguns casos, vibração. Com a introdução de dispositivos com base em microprocessadores para monitoramento, controle e proteção, há a necessidade de comunicações de alta velocidade e baixa latência na subestação para o intercâmbio de grandes quantidades de dados críticos. As ligações de comunicação por fio são suscetíveis a ruídos elétricos e a limitações de distância (até 150 metros). A comunicação por fibra óptica é inerentemente imune a interferências eletromagnéticas e fornece uma isolação elétrica entre os dispositivos conectados, o que reduz drasticamente riscos aos funcionários e ao equipamento. A leveza, a robustez e a flexibilidade da fibra favorecem sua fácil instalação na subestação. O custo de instalação e finalização da fibra é comparável ao do fio de cobre. E é por esse motivo que a fibra é a escolha preferida para as comunicações dentro da subestação.

monitor de temperatura de foco de calor (hot spot) no enrolamento de fibra óptica t/guard 405 qualitrolSoftware de Fibra Óptica OptiLink II Neoptix Qualitrol

Fibra para Monitoramento de Condições de Ativos

A fibra óptica é ideal para o monitoramento de condições de ativos A Qualitrol tem uma linha de sondas de temperatura para transformadores de fibra óptica projetadas para serem integradas ao enrolamento do transformador e montadas em outros locais sob óleo no tanque do transformador como parte do processo de fabricação do transformador. Atualmente, há mais de 150.000 sondas de temperatura da Qualitrol em operação no mundo. As sondas de temperatura da Qualitrol são de alta confiança (MTBF mínimo de 100.000 horas) mesmo sob vibração contínua e ciclos de temperatura, sem desvios na medição de temperatura, de modo que nenhuma calibração seja necessária. A sonda de temperatura se comunica com o equipamento que monitora a temperatura do transformador da Qualitrol por meio de fibra óptica. A família de fibra óptica da Qualitrol inclui os gravadores de dados Nomad-Touch de um canal; e os T/Guard (405,408, 2B) e OmniFlex-2 de multicanal, que têm capacidades avançadas de comunicação (Modbus, DNP 3.0, IEC 60870-5 e IEC 61850) para serem integrados com a subestação SCADA e os sistemas de monitoramento de ativos. O Qualitrol 509DW e o Qualitrol QTMS são gravadores de multicanal que incluem cálculos avançados para comparações integradas de enrolamento simulado com medições do ponto quente do enrolamento direto, e para avaliar o tempo de vida do isolamento dos transformadores. O QTMS e o T/Guard-408 da Qualitrol também têm um servidor web integrado. O software QLink da Qualitrol fornece registros, armazenamento e relatórios a longo prazo das temperaturas dos transformadores. Para obter mais informações sobre gerenciamento de ativos, leia nosso blog anterior sobre "A Proposta de Valor da Gestão de Ativos".

Contact Qualitrol Today!

A implementação de uma rede de fibra óptica de ponta requer um parceiro instruído, confiável e experiente. A Qualitrol tem uma linha de sondas de temperatura de transformadores, software de monitoramento e equipamentos de comunicação de fibra óptica que garantirá a você a implementação de um programa eficiente de monitoramento de ativos, reduzindo custos de instalação e aumentando a confiabilidade de comunicação na subestação. A Qualitrol tem mais de 50 anos de experiência com transformadores de força e pode ajudar você a escolher a melhor solução de monitoramento de transformadores que satisfaça às suas necessidades. Entre em contato conosco no link abaixo e converse com um especialista da Qualitrol.